Com o crescimento de empresas abertas no país aumentando a cada ano, a utilização de novas tecnologias e serviços também tem aumentado gradualmente.
Essas ferramentas realizam os processos, como a emissão de notas fiscais, de formas automáticas e otimizam as rotinas de uma empresa, são amplamente implementadas em empresas de todos os setores. Emissão de notas fiscais, gerenciamento de estoque e gestão financeira são processos que podem ganhar muito com a utilização de sistemas e tecnologias digitais.
Uma dessas ferramentas é chamada de Sistema de pagamentos, ele funciona como intermédio para realização de pagamentos, realizando a conexão e troca de dados entre a empresa e instituição financeiras.
O recebimento de vendas ou serviços efetuados é um processo que muitas vezes é feito manualmente por muitos empreendedores através de planilhas e documentos físicos, e um sistema de pagamentos integrado é um recurso fundamental para automatização desse processo, evitando burocracias excessivas e evita erros por manipulação, algo relativamente comum quando um grande fluxo de pagamentos deve ser efetuado de forma manual.
Com um sistema de pagamento integrado o processo de cobrança é feito da seguinte forma:
- A forma de pagamento é selecionada e a cobrança é emitida no sistema intermediador;
- Se a forma de pagamento selecionada for via boletos, é enviado a cobrança via e-mail (ou outro método de contato como o aplicativo WhatsApp) e processado o título pela instituição financeira;
- No caso de forma de pagamento via cartões de crédito, o pagamento é efetuado e processado em uma plataforma segura vinculada a instituição financeira do cartão;
- O intermediador realiza a verificação e confirma se o pagamento foi ou não realizado;
- Se o intermediador da como confirmado o pagamento da cobrança, o saldo é disponibilizado e as tarifas do sistema são cobradas de forma automática.
Vale ressaltar que um intermediador integra os convênios bancários de quem vende para concluir as transações.
Por que automatizar esse processo e quais suas vantagens?
A utilização de um sistema de pagamentos integrado, além do impacto direto na diminuição de tempo e burocracia exigida comparado com o processo sendo feito manualmente, ainda impacta em outros pontos importantes.
A automatização nos pagamentos otimiza o tempo necessário e pode fazer um grande diferença, mesmo para ME ou MEI, garantindo que o empreendedor ou responsável dedique menos tempo para efetuar esses processos e garante que ele possa focar em outros pontos importantes do negócio.
Como praticamente todo o processo é feito automaticamente, a liberação do saldo recebido pode ser feita no momento após a confirmação do pagamento, mesmo que a cobrança seja parcelada.
Outras vantagens que um sistema de pagamento pode trazer são:
- Redução de custos em relação aos bancos e/u instituições financeiras;
- Maior praticidade no processo de emissão e envio de cobranças;
- Agilidade e praticidade nos recebimentos;
- Menor burocracia e maior controle na gestão financeira e sobre o fluxo de caixa da empresa;
- Integração com Sistemas de Gestão, marketplaces e plataformas de e-commerce;
- Ajuda na fidelização de clientes;
- Maior segurança nos processos de cobrança e recebimentos.