Uma das ramificações da contabilidade, possui como objetivo principal os tributos
Também conhecida como contabilidade fiscal, essa área da contabilidade possui como objetivo a organização e o gerenciamento dos tributos assim como o seu pagamento. Ela abrange todos os processos e define como se comportar referente as tributações de uma empresa.
Toda empresa possui obrigações fiscais e o trabalho de contabilidade fiscal assegura que essas obrigações sejam cumpridas.
Para isso ser feito de forma otimizada, o trabalho deve ser feito por uma profissional que possua competência na área, e mesmo sendo terceirizada, o controle do empreendedor sobre o trabalho feito pelo contador é importante.
Mas afinal, como funciona a contabilidade Tributaria dentro de uma empresa?
A legislação brasileira possui diversas formas de tributação, dentre elas, o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. Devido a isso, o processo tributário é muito complexo.
Para eficiência do trabalho contábil fiscal, a empresa pode utilizar de três conceitos, são eles:
Contabilidade Fiscal
A empresa ajuda e fornece todos os dados e informações necessárias ao contador para que os cálculos dos impostos mensais e anuais sejam feitos corretamente.
Contabilidade Tributaria
Garante a organização e controle operacional para que tudo tenha máxima eficiência, assim os processos fiscais são otimizados.
Risco Fiscal
Efetuar o monitoramento e controle fiscal "à risca". O conceito de risco fiscal se compromete na identificação de riscos e de como conduzi-los para que o impacto deles não afetem negativamente a empresa.
Toda empresa que deseja ter todas suas obrigações tributarias efetuadas sem problemas, assim como preza pela transparência fiscal perante as autoridades dessa competência, deve se atentar a essa área contábil.