O Certificado Digital em Nuvem utiliza o Conceito de computação em nuvem, trazendo maior praticidade para Pessoas Jurídicas.
Como já mostramos, o certificado digital viabiliza transações no meio eletrônico com validade jurídica e com total segurança. Existem diversos modelos de certificado, onde os mais usados são o A1 (em arquivo digital e possui validade de 1 ano) e o A3 (em mídia física e possui validade de 1 a 3 anos).
Outro modelo que esta começando a tomar espaço é o Certificado Digital em Nuvem.
O certificado em nuvem é uma opção para quem precisa de mobilidade e disponibilidade por conta de suas facilidades no uso.
Esse modelo de certificado em nuvem fica disponível 24h e não é necessário que o usuário carregue algum tipo de mídia com ele, para uso é apenas necessária conexão com a internet, sendo assim, ele é indicado para quem possui um grande volume de documentos a serem emitidos e assinados.
Utilizando da tecnologia de Autenticação em Dois Fatores, a segurança do certificado também é maior. Além da senha PIN, utilizado nos certificados A3, o certificado em nuvem é validado com o Código de Token, semelhante ao recurso utilizado por aplicativos de bancos. Então é necessário tanto o PIN fixo, quanto o TOKEN que é alterado regularmente.
O modelo ainda permite gerenciar a senha, validade (que varia entre 1 a 5 anos) além de outras informações referente ao certificado, de forma segura e em qualquer local e momento, assim garantindo a praticidade e mobilidade do titular e usuários do certificado.
Outro diferencial é a possibilidade de rastrear qual o dispositivo e quando foi utilizado.
Certificado em nuvem é uma tecnologia relativamente nova, mas que facilita a vida do titular:
Garantindo agilidade em cadastros e autenticações;
Reduzindo custos;
Não precisa de mídias físicas ou digitais;
Não possui problemas de compatibilidade com sistemas operacionais (rodando inclusive em Mac OS, o sistema operacional da Apple).