Existem situações que precisamos fazer a devolução de compra para o fornecedor, seja por algum defeito de fabricação ou algum desacordo comercial. Nesses caso é possível gerar a devolução da compra pelo sistema e a emissão da NF de devolução para o fornecedor.
1 - Entre em Compras -> Pedidos Entregues ou Devolvidos
2 - Busque pelo Pedido que será devolvido, clique nele e em seguida clique no botão "Gerar Devolução"
3 - O sistema vai perguntar de deseja criar uma devolução, basta clicar em "Sim"
4 - Após clicar em "Sim" o sistema vai gerar um orçamento com os itens do pedido já com o STATUS = "DEVOLUÇÃO". Nesse caso basta clicar em "Confirmar Pedido". Se não for todos os itens que serão devolvidos, poderá excluir os itens que não vão ser confirmados clicando com o botão direito do mouse em cima do item e clicar em "Excluir"
5 - Em seguida o sistema vai exibir a tela de "Entrada de Compra", clique em "OK"
6 - O sistema vai exibir a mensagem perguntando se deseja salvar um cupom de desconto. Caso já tenha sido feito o pagamento para o fornecedor e pretende deixar o valor em aberto para pegar outras mercadorias, pode clicar em "Sim" caso contrário só clicar em "não"
7 - Entre em Compras -> Pedidos Entregues ou Devolvidos
8 - Clique na guia "Devolução" como mostra a imagem abaixo
9 - Selecione o Pedido de Devolução e clique em "Gerar N.F."
10 - Clique no botão como mostra a imagem abaixo para selecionar o CFOP
11 - Selecione o CFOP de devolução. Caso não saiba qual CFOP utilizar clique aqui e confira a lista de opções e veja, qual se enquadra no seu caso. Se não souber como definir o CFOP que deve usar na devolução é importante consultar o contador.
12 - Após selecionar o CFOP, você precisa preencher a chave da nota. Essa é a chave da nota que seu fornecedor enviou com a mercadoria que está sendo devolvida.
Se não souber como localizar a chave, confira a imagem abaixo. Ou seja, a chave fica na parte de cima da nota logo abaixo o código de barras.
Caso sua empresa não esteja no simples nacional, avance para o número 20 dessa postagem.
13 - Preencha a coluna "ORIGEM" dos itens na Nota. Ao clicar em cima do campo, o sistema vai dar as opções para selecionar. Para produto nacional sempre será utilizado como 0 (ZERO). Se não for nacional, clique para conferir as opções de Origem e selecione a que corresponda ao seu produto.
14 - Em seguida selecione a S.TRIB empresas do SIMPLES NACIONAL quando fazem devolução para empresas que não são optantes do SIMPLES NACIONAL pode estar utilizando o 900 ou a S.TRIB que o contador orientar.
15 - Verifique sempre se a C.L.FISCAL \ NCM está preenchido corretamente.
16 - Se houver valores para incluir além do valor do produto, poderá indicar no campo "VALOROUTRO"
17 - Se a nota do seu fornecedor tiver IPI poderá preencher nas colunas de % DEVOLUÇÃO e R$ IPI DEVOLUÇÃO como mostra a imagem abaixo.
% DEVOLUÇÃO preencha a porcentagem que está devolvendo.
R$ IPI DEVOLUÇÃO preencha o valor da devolução.
18 - Você pode preencher a "Observações de Interesse do Contribuinte", esse campo não é obrigatório e poderá ser utilizado para colocar qualquer OBS importante.
19 - Em seguida clique em "Salvar" e confira os dados da nota se estiverem todos corretos. Em seguida, se estiverem corretos, clique em "Emitir NF-e*"
Empresas que não são do Simples Nacional possuem campos com informações diferentes. Confira abaixo.
20 - Selecione a S.TRIB conforma mostra a imagem abaixo
21 - Se o seu fornecedor possuir ICMS na nota confira os campos de ICMS para preencher conforme a imagem abaixo.
22 - Se houver informações de ICMS.ST, preencha nos campos conforme a imagem abaixo
23 - Informações de IPI, preenche caso tenha IPI na nota do seu fornecedor.
24 - Em seguida basta clicar em "Salvar" conferir os valores da nota. Se estiverem corretos basta clicar em "Emitir NF-e*"
O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.