Configurando regra de imposto no GestãoPro

Ajuda Sistema

A regra de imposto é muito importante por que a mesma vai previnir erros humanos no momento da emissão da Nota Fiscal Eletronica. Além é claro de faciltiar o trabalho.

1) Para criar a regra de imposto entre no menu Cadastro -> Tabelas Auxiliares -> Regra de imposto:

2) Para criar uma nova Regra de Imposto clique no botão Inserir

3) Após clicar em Inserir o sistema vai liberar os campos para digitação

Em verde verifique que existem três colunas sendo elas CLFISCAL(NCM), ESTADO e PERFILFISCAL são respectivamente NCM do produto, o Estado que consta no endereço do cliente e o Perfil fiscal que esta no cadastro do cliente. A partir desses dados o sistema vai usar como chave para carregar as informações da regra de imposto na tela do Orçamento e na Nota Fiscal Eletronica.

- Em vermelho são as colunas das informações de imposto, são todos os dados que devem ser carregados automaticamente na tela de Nota Fiscal Eletronica  e Orçamento de Venda (sendo no orçamento Substituição tributária e ICMS)

- Se houver dúvidas em relação ao preenchimento é necessário uma consulta ao suporte e até mesmo uma consulta ao contador caso a dúvida seja sobre os impostos a serem preenchidos. 

4) Fique atendo ao Perfil Fiscal

- O perfil fiscal é uma informação fundamental no momento de gerar uma Regra e Imposto, por que o Perfil fiscal é que indica se o cliente é uma Revenda, Industria, Consumo ou mesmo se é um cliente não contribuinte. Ex: o perfil fiscal Revenda para clientes que vão revender o seu produto, em muitos casos dependendo do regime tributário de sua empresa vai incluir calculo de Substituição Tributária.

- Perfil Fiscal CF Não Contruinte precisa ser colocado com atenção, esse perfil é utilzado apenas para clientes que não possuem Inscrição Estadual, ou seja, clientes que são Pessoa Física, Prefeituras, Condominios, e qualquer cliente que não tenha Inscrição Estadual. Esse perfil não aceita aproveitamento de crédito no caso a  Aliquota de Aproveitamento de Crédito(CSOSN 101/201) ja que o mesmo é Não Contribuinte.

 

5) Preechendo os dados da Regra de Imposto

A - Essa coluna ALIQCREDICMS é destinada para clientes que possuem Aliquota de aproveitamento de crédito (quando é do Simples Nacional). Essa Aliquota vem acompanhado com a situação tributária 101 ou 201 (caso tenha cobrança de ICMS por substituição tributária).

B - São aliquotas destinadas ao preenchimentos de ICMS sendo o mais comum o preenchimento por  empresas do Regime Normal. Empresas do Simples Nacional podem usar essas colunas em casos específicos quando necessário fazer o calculo de Substituição Tributária no qual a aliquota do ICMS será utilizada para calcular a Substituição Tributária, nesse caso é importante preencher também a coluna DESC.ICMS com a Aliquota idêntica a digitada na coluna ICMS.

C- São aliquotas destinadas a Substituição Tributária e para Diferencial de ST. Para o calculo da Substituição Tributária é necessário  o preenchimendo do IVA (MVA). Quando for utilizar calculo de Diferencial não é necessário o preenchimento do IVA colocando na coluna ALIQ.ICMS.INTER. somente a aliquota de diferencial.

D- Informações da natureza da tributação da nota sendo CFOP (fique atendo se a venda é fora ou dentro do estado do emitente), Origem (se o produto é nacional ou importado), CSOSN (Simples nacional)/ Situação Tributária (Regime normal) e OBS. CONTRIB essa observação será carregada na nota fiscal no campo OBS do interesse do contribuinte.

 

6) Ao preencher os dados dos impostos da Regra basta clicar no botão Salvar

Observações relevantes

Pelo crescimendo de informações que são cadastradas na tela de regra de imposto no sistema você tem a possibilidade de utilizar filtros para facilitar o gerencimanto como destacado abaixo. Sendo possível selecionar a empresa (caso tenha mais de um CNPJ) e usar filtros como CLFISCAL(NCM), ESTADO, PERFILFISCAL entre outras opções.

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.