Como gerar uma nota de devolução de venda para cliente

Nota Fiscal Eletrônica de devolução de mercadoria vendida ao cliente.

Essa nota pode ser feita diretamente na tela de Nota Fiscal ou pode fazer o processo através do Pedido de Devolução de Venda.

Essa Nota Fiscal é feita somente em casos em que o cliente é impossibilitado de Emitir uma Nota Fiscal de devolução, no caso clientes que não possuam Inscrição Estadual.

É altamente recomendado fazer o pedido de devolução antes, por que através do pedido de devolução a mercadoria devolvida pelo cliente será retornada ao estoque, além do pedido abater nos relatórios de venda e comissão do vendedor responsável pela venda da mercadoria que foi devolvida.

Para ver o processo completo de Pedido de Devolução clique aqui.

1) Selecione o CFOP

O CFOP será um CFOP especifico para devolução de mercadoria vendida ao cliente, nesse caso o CFOP 1202 (dentro do estado) ou 2202 (fora do estado) com a Natureza da Operação "Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros". Na dúvida sobre em qual CFOP de devolução utilizar consulte ao Contador responsável pela empresa.

Se o CFOP não estiver cadastrado siga os passo de como cadastrar clicando aqui.

 

2) Ajuste a Finalidade da Nota Fiscal - Deve estar como Devolução/Retorno

 

3) Preenha a chave da nota Referenciada 

Por ser uma Nota Fiscal de Devolução de Mercadorida Devolvida pelo cliente, você consegue selecionar a Nota Fiscal anterior(a nota da venda) seguindo os seguintes passos:

Clique no botão em formato de Pasta como mostrado na imagem acima.

Em seguida o sistema vai abrir a tela de Notas Fiscais emitidas pela empresa, faça o filtro pelo número da Nota Fiscal de Venda que fará a devolução. Em seguida dê um duplo clique na Nota Fiscal.

 

4) Selecione uma opção em Presença do Comprador no Estabelecimento

Em relação a Nota de Devolução de Venda você pode utilizar a opção 9- Operação não presencial, outros.

 

5) Preenchendo Origem e Situação Tributária(S.T) /CSOSN (empresas do Simples Nacional) nos itens da Nota Fiscal

Produtos Tributados com CST/CSOSN:

Empresas do Regime Normal não existe campo Origem uma vez que a Origem esta diretamente ligada a Situação Tributária

Para o CFOP 1202/2202 emitindo Nota Fiscal sendo a empresa emitente do Regime Normal são permitidos as seguintes Situações Tributárias:
000, 100, 200
020, 120, 220
040, 140, 240
041, 141, 241

Os impostos devem ser destacados exatamente como a nota original.

Para empresas do Simples Nacional é necessário selecionar a Origem do Produto

Opções de Origem aceitas para o CFOP 1202/2202 são: 0, 1, e 2.

Para o CFOP 1202/2202 emitindo Nota Fiscal sendo a empresa emitente do Simples Nacional são permitidos as seguintes Situações Tributárias:
101 
102

 

6) Selecione a modalidade de Frete

 

7) Clique em Salvar e confira os valores da sua Nota Fiscal

 

8) Em seguida clique em Emitir NF-e

O GestãoPro é uma solução completa para o seu negócio com nossa plataforma de emissão de documentos fiscais, que inclui emissor de NF-e, emissor de NFC-e, emissor de NFS-e, integrações com os principais aplicativos de força de vendas do mercado e plataformas de e-commerce. Além disso, nosso sistema oferece um controle de produção completo, que permite gerenciar todas as etapas do processo produtivo da sua empresa. Com essa solução, você pode otimizar suas operações, automatizar processos e manter-se em conformidade com as exigências fiscais. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.